HomeEcologia

Dados mostram que MT está alinhado com regras de desenvolvimento sustentável da ONU

Dados mostram que MT está alinhado com regras de desenvolvimento sustentável da ONUOs dados foram apresentados na quarta, durante seminário. Foto: Agência Brasil

Índice de Preços de Alimentos sobe 3,9% e atinge recorde, diz FAO
Sincronia entre Cerrado, Amazônia e Pantanal está sob ameaça da seca
Agroxtóxicos comprometem qualidade do ar no Cerrado

O Governo de Mato Grosso está alinhado à Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 85% das metas para o desenvolvimento estadual, inseridas Plano Plurianal (PPA) 2020-2023, atendem aos objetivos previstos pela instituição mundial para até 2030.

Os dados foram apresentados na quarta-feira, 8/6, durante o seminário de apresentação do Diagnóstico Situacional de Indicadores Alinhados aos Objetivos (mundiais) de Desenvolvimento Sustentável, reunindo representantes do Governo do Estado e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), realizado no auditório Governador Garcia Neto.

Na opinião o secretário-adjunto de Estado de Planejamento e Gestão de Políticas Pública, Sandro Brandão, para se atingir os objetivos programados pela ONU a palavra-chave é equilíbrio “Isto é, harmonia entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental, justiça social, qualidade de vida da população e uso racional dos recursos naturais. E desta forma que estamos agindo”.

Os dados, segundo o consultor do PNUD, o engenheiro ambiental Felipe Dias, mostram que:

  • Entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU – como erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades, saúde e bem estar e igualdade de gênero, entre outros – 7 estão 100% alinhados, 4 acima de 90% de alinhamento e 6 acima de 50%.
  • Das 169 metas dos ODS, 131 foram consideradas na avaliação feita pela equipe do PNUD. D
  • Deste total, 60 (46%) se alinharam totalmente, enquanto 51 (39%) se alinharam parcialmente.
  • Apenas 20 não tiveram nenhuma correlação com os programas e ações elencados no PPA mato-grossense.

Fonte: Governo do Mato Grosso