HomeEcologia

Área de garimpo ilegal é fechada em MT e proprietário é preso

Área de garimpo ilegal é fechada em MT e proprietário é presoGarimpo funcionava em uma área de preservação permanente. Foto: PM-MT

Fogo destrói área 10x maior que desmate na Amazônia
Degradação cresce 38% na Amazônia mato-grossense
MT concentra 70% da exploração ilegal de madeira na Amazônia

Policiais militares do Batalhão Ambiental (BPMPA) fecharam uma área de garimpo ilegal, na sexta-feira, 24/6, na zona rural de Nossa Senhora do Livramento (MT). Um homem de 52 anos, proprietário da área, foi preso e multado em R$ 189 mil. Maquinários utilizados na área foram apreendidos pela equipe.

A equipe do Batalhão Ambiental recebeu denúncia anônima, por volta das 10h, que informava sobre um garimpo que funcionava de maneira irregular, próximo de uma rodovia, em uma área de preservação permanente. Os policiais militares foram ao endereço indicado e identificaram uma grande área de desmatamento.

No local, a equipe foi recebida por um homem, que se apresentou como proprietário da área e responsável pelo empreendimento. Questionado sobre a documentação para o funcionamento do garimpo, o suspeito afirmou que não possuía autorização para realizar a ação.

A equipe do Batalhão Ambiental ainda identificou supressão da vegetação nativa e desvio do curso de água para despejo de rejeitos de minérios em um córrego. Os policiais militares também localizaram escavadeiras, motosserras e demais maquinários utilizados para degradação da área.

Diante da situação, o suspeito que se apresentou como proprietário da área foi conduzido para a Delegacia e multado em R$ 189 mil. Todo o material encontrado nas terras foi apreendido pela equipe do Batalhão Ambiental.

Disquedenúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM-MT

LEIA MAIS:

Mergulhadores de garimpo de MT trabalham em condições precárias, diz MPT

Operação desmonta esquema de garimpo ilegal em MT

Casos de malária caem 67% com fechamento de garimpos ilegais em MT