HomeEconomia

Mais de 60 milhões sofrem com insegurança alimentar no Brasil

Mais de 60 milhões sofrem com insegurança alimentar no Brasil15,4 milhões de brasileiros enfrentaram a fome de 2019 a 2021. Foto: Agência Brasil

Mudanças climáticas são o principal risco para o agro, dizem investidores
Brasil firma acordo com Chile para facilitar exportação de carnes
Líder em logística suspende operação no Brasil

Mais 60 milhões de brasileiros enfrentaram algum tipo de insegurança alimentar entre 2019 e 2021, de acordo com um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado na quarta-feira, 6/7.

O número exato é 61,3 milhões de pessoas – ou seja, três em cada dez habitantes do Brasil, considerando  uma população estimada em 213,3 milhões. Desse total, 15,4 milhões enfrentaram uma insegurança alimentar grave.

A título de comparação, entre 2014 e 2016, a insegurança alimentar no Brasil atingia 37,5 milhões de pessoas – 3,9 milhões na condição grave.

Situação no mundo

No resto do mundo, a situação também é alarmante, principalmente nos países mais pobres. Cerca de 823 milhões de pessoas foram afetadas pela fome em 2021, segundo a FAO.

O novo relatório da ONU afirma que, do número total de pessoas desnutridas em 2021, mais da metade vive na Ásia, mais de um terço na África, enquanto a América Latina e o Caribe respondem por 7,4% da subalimentação global.

Só na América Latina e no Caribe, mais 4 milhões foram empurrados para a fome entre 2020 e 2021, um aumento de quase 10 milhões de pessoas a mais em um ano e quase 30 milhões a mais em comparação com 2019.

“A situação é extremamente difícil. Em apenas dois anos, treze milhões de pessoas foram empurradas para a fome. E quatro em cada dez pessoas vivem com insegurança alimentar, enquanto ainda temos que nos preparar para os impactos da atual crise alimentar, incluindo a guerra na Ucrânia”, disse o Representante Regional da FAO, Julio Berdegué.

O que é insegurança alimentar moderada?

Quando é preciso reduzir a qualidade e quantidade de alimentos.

O que é insegurança alimentar grave?

Ficar sem comida e passar fome por um dia ou mais.

Fonte FAO