HomeEcologia

Mato Grosso é o segundo Estado que mais atua contra desmate no País

Mato Grosso é o segundo Estado que mais atua contra desmate no PaísMT tem boa atuação contra o desmatamento entre todos os Estados. Foto: Greenpeace

Bombeiros tentam controlar fogo na região do Lago de Manso há seis dias
Conservar florestas pode colocar Brasil na liderança do mercado de carbono
MT firma acordo com MapBiomas para monitorar crimes ambientais

Mato Grosso é o segundo Estado do País com a maior proporção do desmatamento respondido com algum tipo de ação (seja autorização, autuações ou embargos). Com 66%, Mato Grosso fica atrás apenas do Espírito Santo (86,3%) e é seguido por Minas Gerais (43,2%) e Tocantins (40,9%).  Os dados são do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas, divulgado nesta segunda-feira, 18/7.

A análise das ações realizadas pelos órgãos de controle ambiental para conter o desmatamento ilegal apontam que os embargos e autuações realizados pelo IBAMA e ICMBio até maio de 2022 atingiram apenas 2,4% dos desmatamentos e 10,5% da área desmatada identificada entre 2019 e 2021.

Nos 52 municípios definidos como prioritários pelo Ministério do Meio Ambiente para o combate ao desmatamento na Amazônia, este índice é um pouco melhor: 4,4% do total de alertas e 21,2% da área desmatada. Com base nos dados disponíveis, quando somadas as ações realizadas pelos órgãos federais e estaduais, incluindo Ministérios Públicos, o número de alertas de desmatamento detectados entre 2019 e 2021 com ações de fiscalização sobe para 15.980, o que representa 7,7% do total e 27,1% da área desmatada (1,169 milhão de hectares).

Nosso Estado já aparecia bem posicionado, quando do lançamento do Monitor de Fiscalização do Desmatamento, ferramenta digital  desenvolvida pelo MapBiomas, em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV) e o Brasil.io. Nele, Mato Grosso  liderava o ranking dos Estados monitorados pela dispositivo (Pará, Goiás, Minas Gerais  e São Paulo) mais ativos em reagir a ações ilegais de desmatamento.

Fonte: MapBiomas

LEIA MAIS:

Amazônia e Cerrado concentraram 89,2% do desmatamento em 2021

MT é o Estado que mais fiscaliza alertas de desmatamento, diz MapBiomas