HomeCOP29

COP29: Países aprovam acordo sobre mercado de carbono global

COP29: Países aprovam acordo sobre mercado de carbono globalGrupo vai implementar e supervisionar o mercado de carbono. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

OMM também projeta que 2024 será ano mais quente da história
Com regulações avançadas, mercado de carbono vira realidade
Mundo nunca esteve tão perto de um colapso climático

Foi aprovada no primeiro dia da COP29, conferência do clima da ONU,  regras para um mercado de carbono global sob o Acordo de Paris. A cúpula, que reúne 198 países e é o principal fórum internacional para negociações climáticas, acontece neste ano em Baku, no Azerbaijão, até 22 de novembro.

A decisão detalha as diretrizes para o mecanismo, que será administrado pela ONU. A partir da iniciativa, países e empresas poderão comprar créditos de carbono seguindo regras que respeitem os acordos climáticos internacionais e garantam transparência.

Segundo o presidente da COP29, Muxtar Babayev, a expectativa é que o mecanismo possa diminuir o custo de implementação dos planos climáticos nacionais em US$ 250 bilhões ao ano:

“Ao relacionar compradores e vendedores de forma eficiente, esses mercados poderiam reduzir o custo de implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) em US$ 250 bilhões por ano. Em um mundo em que cada dólar conta, isso é essencial”, disse o presidente da COP29.

Na prática, o acordo determina a criação de um grupo formado por técnicos para implementar e supervisionar o mercado de carbono global. O texto também menciona o compromisso de garantir que comunidades tradicionais sejam consultadas sobre projetos que as impactam.