HomeEcologiaDia do Meio Ambiente

Mais de 1,5 mil mudas são plantadas para recuperação de nascente no MT

Mais de 1,5 mil mudas são plantadas para recuperação de nascente no MTOs plantios das mudas obedecem a etapas. Foto: Governo de MT

Demanda enfraquecida pressiona valores do milho, diz Cepea
Podcast ‘Tempo Quente’ discute quem ganha com a crise climática
Calor recorde promove dispensa de terno e alta de consumo de energia

As Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Segurança Pública (Sesp) realizaram -, na segunda-feira, 5/6,o plantio de árvores nativas para recuperação de nascente degradada na região do Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

As mudas foram plantadas em nome dos 1.500 atletas inscritos na corrida Circuito das Estações – Etapa Inverno, realizada no Parque Mãe Bonifácia, no domingo, 4/6. As ações de manutenção e recuperação da nascente são executadas pela Sesp, sob a orientação técnica da Sema.

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirmou que a atividade demonstra um compromisso de toda a sociedade, órgãos públicos e terceiro setor ,de pensar em soluções e propor ações conjuntas que promovam bem-estar e qualidade de vida.

“No dia de hoje, quero deixar uma mensagem de que nós sejamos as pessoas que vamos induzir outras pessoas a criarem soluções para os problemas gerados por quem nos antecederam, e para sermos espelho para que os próximos tenham condutas que possam ser mais compatíveis com a convivência harmoniosa com a natureza”, disse.

Lenice Barbosa, secretária adjunta de Justiça da Sesp, contou que a nascente já esteve mais degradada e a pasta vem trabalhando na limpeza da área, controle de espécies invasoras, roçada de capim e plantio de árvores nativas. As ações estão sendo executadas com mão-de-obra reeducanda e abrange projetos pedagógicos de educação ambiental com adolescentes internados no Sistema Socioeducativo. Ela espera que no futuro a área seja um espaço verde de convivência.

“A gente entende que esse ambiente poderá ser muito melhor aproveitado pelos servidores da Secretaria de Segurança Pública, tornando esse ambiente mais propício, principalmente para o cuidado para a saúde dos servidores”, afirmou.

A saúde e o bem-estar são justamente um dos principais serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores. O coordenador do projeto Verde Novo e assessor do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Sérgio Savioli, contou que a iniciativa de distribuição de mudas surgiu justamente da constatação de que Cuiabá é uma das capitais menos arborizadas do país, de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Dependendo do bioma e do porte, uma árvore adulta pode evaporar até 380 litros de água por dia. E estou falando isso em uma Capital de clima seco e quente. Isso já demonstra para nós um serviço ambiental que é essencial para nossa qualidade de vida”, explicou Savioli.

O Verde Novo, projeto do Tribunal de Justiça idealizado pelo Juvam e executado em parceria com o Instituto Ação Verde, foi responsável pela doação das mudas para recuperação da nascente.

“Este é um modelo, é um exemplo do que pode ser feito. O Dia do Meio Ambiente é todo dia, porque todo dia a gente respira, todo dia a gente tem que comer, tem que beber água. Então todo mundo precisa se envolver, porque as mudanças climáticas não são um problema só dos governos. É uma questão que atinge a todos”, alertou Sérgio Ricardo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Estudo

O diagnóstico feito pela Sema constatou que a nascente possui uma área degradada de pouco mais de meio hectare com a recomendação de plantio de espécies nativas e controle de invasoras.

“Com esse estudo, avaliamos as espécies de ocorrência da região e geramos uma lista de quais árvores podem ser plantadas. A ideia é restabelecer a funcionalidade do ecossistema para que essa nascente tenha maior recarga de água”, explicou o analista de meio ambiente, Alexandre Ebert.

Foram plantados ipês rosa, ingás, jenipapos, jacarandás, aroeiras e pitombas na nascente que abastece o córrego, curso que deságua na lagoa do Parque das Águas. A ação também atende aos compromissos firmados pelos órgãos do Governo de Mato Grosso com o Ministério Público Estadual.

Fonte: Governo de MT