HomeEcologia

Agrotóxicos usados no Brasil serão monitorados pelo governo

Agrotóxicos usados no Brasil serão monitorados pelo governo53 ingredientes ativos no país vão ser observados. Foto: Nathalia Ceccon/Idaf-ES

Abelhas geram economia de R$ 50 bilhões por ano à agricultura
Aprovação de agrotóxicos no Brasil bateu recorde em 2022
Efeitos de desmate químico podem ser sentidos em até 50 anos

Os agrotóxicos utilizados no Brasil vão ser monitorados para controlar e reduzir os impactos do uso para a saúde humana e o meio ambiente. Por três anos, 53 ingredientes ativos no país vão ser observados pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Estratégia de Monitoramento Ambiental de PFOS, que são os produtos derivados de agrotóxicos de difícil degradação no meio ambiente e os próprios agrotóxicos, vai gerar dados sobre a contaminação ambiental por esses produtos. As informações poderão embasar políticas públicas e promover práticas agrícolas sustentáveis.

O plano de acompanhamento desses químicos tem três eixos. Um é a expansão do monitoramento em áreas agrícolas estratégicas nos estados de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O outro é a ampliação do Programa Piloto de Monitoramento de Agrotóxicos em Recursos Hídricos.

Por último, os estudos vão avaliar como os pesticidas são transportados no meio ambiente e os impactos em mananciais de água.

Fonte: Agência Brasil