HomeEcologia

Aldeia Utiariti, em Mato Grosso, está na rota nacional do turismo

Aldeia Utiariti, em Mato Grosso, está na rota nacional do turismoCachoeira Salto Utiariti atrai viajantes por sua beleza. Foto: Funai

Dia da Amazônia: floresta preservada pode render lucros em trilhões
Intercâmbio entre França e MT visa Desenvolvimento Sustentável
Ecoturismo é chave para desenvolvimento sustentável no Pantanal

A aldeia Utiariti, localizada em Campo Novo dos Parecis, a 397 km de Cuiabá, recebeu capacitação para fomentar o turismo no local e gerar renda aos indígenas. Além dela, outras sete –  que são da etnia Paresí –  estão na rota nacional de turismo. As informações são do G1.

A cachoeira Salto Utiariti possui 95 metros de altura e é um dos locais a serem visitados. Milhares de turistas visitam a região todos os os anos. A cachoeira possui placas de sinalização e segurança para os viajantes. A poucos quilômetros dali fica a cachoeira Salto Belo, que também atrai muitos aventureiros.

O município de Campo Novo do Parecis tem 33% do território ocupado por aldeias indígenas. Atualmente, oito delas fazem parte do circuito nacional de turismo. Ivo Zokezokemai, cacique da aldeia Rio Sacre, que também faz parte da rota de turismo, explicou ao portal que para receber o turista foi necessário fazer várias adequações.

“Seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), técnicas de segurança, recepção e briefing. Além da divulgação, conseguiu adquirir, ter uma conquista de um público maior, que sabe aonde vai e sabe que vai ter a sua segurança garantida”, disse.

Para gerar renda ao local, os povos indígenas foram capacitados com aulas de empreendedorismo  dentro das aldeias. O projeto é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) em parceria com a Prefeitura de Campo Novo do Parecis.

De acordo com Silvia Fraga,  analista de negócios do Sebrae-MT,  com a capacitação, as comunidades locais estão mais preparadas para receber os turistas.

“Nesse trabalho a gente vem desenvolvendo desde a política de negócios e formatação do produto. Trabalhamos também o atendimento e a culinária. Hoje as aldeias estão prontas para receber os turistas de uma forma mais preparada, envolvendo não só as comunidades locais, turistas locais, mas pensando no turista nacional e internacional”, contou

O chefe de cozinha José Sérgio da Silva veio de São Paulo para conhecer o roteiro no Mato Grosso. A intenção dele é experimentar uma verdadeira imersão na história e na cultura indígena.

“O aprendizado eu vou levar no Brasil a fora, vou levar para a vida e para o mundo porque a ideia é a gente divulgar essa cultura, essa coisa tão nossa, tão brasileira, divulgar ao mundo. O mundo precisa saber que isso aqui existe e é nosso”, contou.