HomeEcologia

Bonito é o 1º destino de ecoturismo carbono neutro do mundo

Bonito é o 1º destino de ecoturismo carbono neutro do mundoEstância Mimosa levou o cobiçado selo sustentável. Foto: Sectur/ Bonito

COP26: Mauro Mendes apresenta estratégias para neutralizar carbono até 2035
BNDES anunciará ampliação de recursos ao agronegócio, diz Fávaro
Veja ações de Mato Grosso para proteção dos seus três biomas

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é famosa por suas belezas naturais. Recentemente, obteve reconhecimento internacional ao se tornar o primeiro destino de ecoturismo a receber a certificação de carbono neutro, com o selo Climate Positive. Ele é concedido quando a propriedade ou sistema absorve mais carbono do que emite através das atividades realizadas. As informações são do G1.

Tornar-se uma cidade carbono neutro implica que o sistema compensa todas as emissões de carbono geradas pelas atividades locais. O selo foi concedido a Bonito antes de 2050, a data estabelecida no Acordo de Paris para atingir a neutralização das emissões líquidas de carbono.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a certificação confirma o compromisso do setor com a sustentabilidade.

“Esse esforço do município de Bonito é um exemplo inspirador, que não só protege os recursos naturais para as gerações futuras, mas também impulsiona uma indústria do turismo mais ética e comprometida com o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação do meio ambiente”, disse.

Estância Mimosa

A Estância Mimosa, em Bonito, também levou o selo. Agora é o primeiro empreendimento turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative.

Para receber o certificado, além de neutralizar a emissão de carbono, a estância contribuiu para o aumento no saldo de compensação do gás do efeito estufa. Além da mitigação, o empreendimento se comprometeu em preservar as áreas de floresta no local.