A semana começa com mais uma onda de calor no Brasil, a oitava de 2024. No domingo, 29/9, o ar quente e seco voltou a ganhar força, especialmente no Centro-Sul. Com isso, as máximas devem disparar mais uma vez no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste último, os termômetros podem superar os 40ºC. As informações são do G1.
As temperaturas vêm acompanhadas de uma nova sequência de dias com baixa qualidade do ar e alto potencial para focos de incêndio. A umidade do ar também pode voltar a níveis preocupantes em diversas capitais brasileiras. A previsão é que a nova onda de calor se estenda até dia 8 de outubro.
Em Campo Grande, os termômetros podem chegar a 40°C nesta segunda-feira, 30/9. Em Cuiabá, a previsão é que a máxima atinja essa marca a partir de terça-feira, 1/10.
Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, as temperaturas devem seguir acima da média no Brasil até o fim da primeira quinzena de outubro. Ele reforça que explica que, mesmo sem as ondas de calor, é comum que altas temperaturas sejam registradas durante a primavera. Isso porque, nessa estação de transição do inverno para o verão, a atmosfera já está mais aquecida.