HomeEcologia

‘Campeão do desmatamento’ faz acordo e doa terreno para parque

‘Campeão do desmatamento’ faz acordo e doa terreno para parque

Por que a União Europeia mantém barreiras contra carne de frango do Brasil
Menos metano significa mais eficiência na produção de bovinos
Mais uma vez clima castiga produtores na colheita de soja de MT

Edio Nogueira, o fazendeiro que mais desmatou a Floresta Amazônia no ano de 2020, fez um acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), na última sexta-feira, 30/6. Ele irá doar 10 mil hectares de vegetação nativa, em Itiquira, a 362 km de Cuiabá, para a construção do segundo maior parque natural do Pantanal no Brasil.

Segundo o MPMT, a negociação foi realizada para concluir uma ação civil pública movida contra Nogueira e contra sua empresa, a Agropecuária Rio da Areia, por danos ambientais.

Ao site G1, a defesa do fazendeiro disse que tanto a doação da área, quanto o valor da indenização devem ser utilizados para reparar os danos ambientais causados por Nogueira.

O acordo estabelece que Edio Nogueira pague uma indenização de R$ 5 milhões para garantir a criação e gestão da unidade de conservação, além da elaboração e execução de um projeto de recuperação das áreas ilegalmente desmatadas e queimadas, e o tamponamento dos drenos na propriedade.

Conforme o acordo, 50% da indenização deverão ser pagos em dinheiro e os outros R$ 2,5 milhões mediante a aquisição e doação ao Município de outra área de interesse ecológico para a preservação neste valor ou doação de créditos de carbono certificados.

“Trata-se de um acordo benéfico para todas as partes, que colocou fim a uma demanda judicial complexa e que poderia se arrastar por mais de década até a efetivação do cumprimento de sentença. Com o acordo, os requeridos podem retomar e regularizar a atividade produtiva e o Pantanal ganhará mais uma unidade de conservação, um legado para as futuras gerações, para a conservação da biodiversidade e para mitigação das mudanças climáticas”, afirmou o promotor de Justiça Claudio Angelo Correa Gonzaga.