O guia de turismo Ailton Junior Moraes ficou surpreso ao testemunhar os impactos da seca no Cânion do Jatobá, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Há um mês, ele decidiu mergulhar nas famosas águas azuis do lago turístico, que tradicionalmente atrai quase oito mil visitantes por temporada, mas a água secou totalmente antes do previsto para o período da seca. As informações são do G1.
Habituado com a mudança de cenário da região, o também guia turístico Francisco de Assis Ramos, explicou que a seca tem diferentes intensidades. Ele registrou em imagens a diferença.
“Esse é um processo normal da natureza, mas com variações de um ano para outro. Esse ano ele secou um pouco mais cedo. O ano passado tivemos uns 15 dias sem água no mês de agosto, já teve ano que ele não secou, e anos como agora que secou totalmente”, afirmou.
De acordo com Ramos, por ser de arenito e com formação em placas, a água continua passando, mas com uma profundidade maior.
A atração
A partir de 2017, o Cânion do Jatobá passou a receber a visita de turistas, transformando-se em um dos pontos turísticos mais populares dentro do Parque Serra de Ricardo Franco. O período de maior movimento de visitantes vai de dezembro a junho.