HomeEcologiaUncategorized

COP26: Em reunião com príncipe Charles, governador de MT pede mais ousadia e rapidez

COP26: Em reunião com príncipe Charles, governador de MT pede mais ousadia e rapidez

Estudo de países do G20 vê metas climáticas do Brasil como insuficientes
Ministro do Meio Ambiente diz que promoverá etanol brasileiro na COP-26
COP-26: CNA defende reconhecimento internacional de boas práticas do agro

Em reunião com o príncipe Charles, nesta quinta-feira, 4/11, o governador Mauro Mendes defendeu mais investimentos em tecnologia para que a produção de alimentos em Mato Grosso continue a ocorrer de forma sustentável, com redução de impacto ambiental, e também mais “ousadia” dos governos de todo o planeta contra o aquecimento global.

O encontro faz parte da agenda do governador na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26), em Glasgow, na Escócia. Na reunião, Mauro Mendes reforçou que Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e faz isso preservando 62% do território.

“Nos próximos 10 anos, a nossa meta é chegar a produzir 130 milhões de toneladas. Acontecendo isso, o Estado vai se transformar no 4º maior produtor de alimentos, se fosse um país. E podemos fazer isso sem precisar de nenhum novo desmate. Para isso, vamos investir em tecnologia, em novas técnicas produtivas, para continuar a produzir alimentos de forma muito sustentável”, explanou.

O governador também apresentou ao príncipe as estratégias do Estado para neutralizar as emissões de carbono até 2035, prazo 15 anos mais curto que a meta mundial, que é 2050.

“A meta para descarbonização da nossa economia é chegar em 2030 com 80% e em 2035 com 100% da nossa atividade econômica com Net Zero. Diversas ações para que isso possa acontecer já foram iniciadas. Mas precisamos de ajuda, de cooperações internacionais e de apoio para que esses serviços ambientais possam ser reconhecidos e valorizados”, pontuou.

De acordo com Mendes, é preciso que todos os estados e países colaborem para o cumprimento das metas estabelecidas na COP-26, de modo a frear as consequências do aquecimento global.

“Estamos participando da COP-26 e felizes com os compromissos que os grandes líderes mundiais têm assumido, mas eu acredito que nós precisamos ser mais rápidos e mais ousados, porque as consequências das mudanças climáticas podem ser traumáticas para toda a humanidade. Já vencemos muitos desafios e tenho certeza que venceremos esse também”, finalizou.

Presente

Após a reunião, a primeira-dama de Mato Grosso,Virginia Mendes, presenteou príncipe Charles com uma rede artesanal produzida pelas redeiras da comunidade Limpo Grande, em Várzea Grande.

“É uma honra poder presentear uma pessoa tão importante como o príncipe Charles, ainda mais com algo que mostre como é bela a nossa arte e a nossa cultura mato-grossense. Estou muito feliz que ele tenha gostado. Agora, o nosso artesanato estará dentro da residência real”, disse Virginia Mendes.

Fonte: Governo de Mato Grosso