O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforçou o número de especialistas para investigação de causas de incêndios florestais com a certificação de 33 peritos. O curso foi realizado no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), entre os dias 30 maio a 04 de junho. Mato Grosso é referência neste tipo de trabalho, por isso a capacitação recebeu bombeiros da Região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
O curso com 44 horas/aulas, ofertou conhecimento teórico sobre investigação, busca pela resposta da origem de incêndios florestais. Além disso, os militares realizaram atividade prática com aulas técnicas no campo para interpretação dos elementos físicos deixados pelas chamas nos materiais combustíveis e não-combustíveis, que são analisados minuciosamente para estudo dos processos na produção de laudos. Outra importante ação é subsidiar informações para elaboração dos planos estratégicos de prevenção de incêndios.
Foram certificados 16 bombeiros de Mato Grosso, 3 bombeiros do Acre, 2 da Bahia, 2 de Mato Grosso do Sul, 2 de Minas Gerais, 1 bombeiro do Paraná, 2 da Paraíba, 2 de Rondônia, 1 Bombeiro de Roraima e 2 de Santa Catarina.
Fonte: Governo do Mato Grosso