HomeEcologia

Em meio a incêndio, governador derruba Situação de Emergência

Em meio a incêndio, governador derruba Situação de EmergênciaIncêndio no local considerado santuário da biodiversidade. Foto: IHP

Bombeiros tentam controlar fogo na região do Lago de Manso há seis dias
MT tem 16 municípios entre os 40 que sofrem maior impacto do fogo no País
JBS investe R$ 26 milhões para previnir e combater incêndios no Pantanal

Como mostramos no Gigante 163, o incêndio da Serra do Amolar (MS) chega ao sexto dia e o governador do Estado, Eduardo Riedel, derrubou um decreto que declarava Situação de Emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho. A decisão consta no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, 31/1. As informações são da Folha de S. Paulo.

O decreto nº 125 foi instituído em 14 de novembro de 2023, por causa do tempo seco no Pantanal que propiciava o surgimento acima do normal de focos de incêndio. Na época, Riedel ressaltou que a medida tinha por objetivo auxiliar na contenção dos incêndios, com duração de 90 dias – terminaria em 14 de fevereiro de 2024.

Com a decisão, as áreas mais afetados do Pantanal perdem um aliado no combate às chamas, já que na prática, a Situação de Emergência permite dispensa de licitações para atender casos com potencial de prejuízo ou comprometimento de serviços públicos, segurança de pessoas e bens públicos ou particulares.

A dispensa de licitação, porém, valia apenas para obras e serviços que possam ser concluídos em, no máximo, um ano.

Serra do Amolar

Os esforços para acabar com o incêndio já reúnem a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e comunidades locais. Ainda 14 brigadistas do Instituo Homem Pantaneiro (IHP) atuam no combate ao fogo.