A Embrapa Solos celebra neste segunda-feira, 6/12, o Dia Mundial do Solo, cuja data oficial é 5 de dezembro, em evento online, promovido pela FAO. A live pode ser acessada, a partir das 14, aqui.
O Dia Mundial do Solo é comemorado pela FAO desde 2002 por iniciativa da International Union of Soil Sciences (IUSS). Submetida e aprovada por unanimidade em 2013 na Conferência da ONU, a designação do dia 5 de dezembro de 2014 foi declarada pela Assembleia Geral da ONU como o primeiro Dia Mundial do Solo oficial.
Desde então, a cada ano é escolhido um tema de relevância para a sustentabilidade para ser abordado e divulgado. Nest ano, as dscussões giram em torno da temática: Pare a salinização do solo, aumente a produtividade do solo.
Segundo a FAO, 833 milhões de hectares de solos já estão sendo afetados pelo sal, o que só piora a produtividade agrícola e, consequentemente, a insegurança alimentar.
O encontro vai discutir o tema e contará com o lançamento do livro “A Casa da Vida”, da analista da Embrapa Solos Julia Stuchi. A moderação ficará por conta de Fabrício de Martino. E terá a participação da chefe geral da Embrapa Solos, Lourdes Mendonça, dos pesquisadores da entidade Solos José Coelho, Gustavo Vasquez e Claudio Capeche, além de Lucia Anjos (SBCS), Laura Sánchez (IUSS) e Ronald Vargas (FAO).