Entre os dias 16 e 18 de agosto o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, receberá o Fórum Pontes Pantaneiras, que vai discutir a conservação e o uso sustentável do bioma. O evento é gratuito e para se cadastrar, basta acessar este link. As informações são do G1.
O fórum terá mais de 100 palestrantes em 15 mesas redondas, discutindo casos de sucesso na conservação do Pantanal e explorando mudanças positivas relacionadas à cultura e recursos naturais. Serão abordados desafios como estratégias para alternativas de renda, conservação da biodiversidade e pecuária sustentável.
A iniciativa busca envolver uma ampla gama de setores, desde organizações não-governamentais até o setor público e privado, com o objetivo de abordar questões cruciais para a conservação e desenvolvimento da região. Dentre os participantes estarão pecuaristas, líderes comunitários, povos indígenas, pesquisadores, investidores, entre outros.
Pantanal
O Pantanal abrange 138 mil km², com a maior parte em Mato Grosso do Sul. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, possui uma rica biodiversidade, incluindo milhares de espécies de plantas e animais. Dividido em 11 regiões, sendo oito em Mato Grosso do Sul, o acesso a algumas delas é feito por rios ou via aérea.