HomeEcologia

Fogo consome parques estaduais em Mato Grosso

Fogo consome parques estaduais em Mato GrossoParque Estadual Serra Ricardo Franco também é afetado. Foto: Wikipedia

Programa beneficia empreendimentos da agricultura familiar
Lei que proíbe construção de hidrelétrica no rio Cuiabá segue ameaçada
Áreas produtivas e regularizadas registraram menos focos de calor

Além do incêndio que há dez dias castiga o Parque Estadual Cristalino II, o fogo avança sobre outra importante área ambiental no Mato Grosso, o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. As áreas destruídas correspondem a cerca de 20 mil campos de futebol, sendo mais de 19 mil hectares somente na Serra Ricardo Franco e 50 hectares no Cristalino II, segundo o G1.

De acordo com pesquisadores do Instituto Centro de Vida (ICV), o fogo no parque de Vila Bela teve início em 31/8, quinta-feira. As chamas Cristalino II omeçaram no sábado, 9/8.

O Corpo de Bombeiros informou ao site que equipes de combate foram enviadas para controlar o incêndio nos dois locais. Já a Defesa Civil Estadual alegou que o órgão não está atuando nas ações de combate aos incêndios florestais nos parques Ricardo Franco e Cristalino II, pois, até o momento, os bombeiros não pediram suporte.

Segundo o coordenador do Núcleo de Inteligência Territorial do Instituto, Vinícius Silgueiro, as duas áreas atingidas são de grande importância para a conservação ambiental e esses os incêndios terão impacto econômico no turismo.

“É fundamental que se controle, se coíba e que se apure as causas pelo uso do fogo de forma irregular. Estamos em um período proibitivo e esse fogo está ocorrendo em unidades de conservação responsáveis por espécies únicas e que só existem nesses locais”, disse.