HomeEcologia

Fogo já consumiu mais de 900 mil hectares do Pantanal

Fogo já consumiu mais de 900 mil hectares do PantanalBombeiros de MT e MS atuam também na fronteira com a Bolívia. Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Há um mês em chamas, Cristalino já perdeu área de 5 mil campos de futebol
Nortão em chamas: Novo Mundo e Cláudia sofrem com fogo em reservas
Bombeiros fiscalizam propriedades rurais onde há uso irregular do fogo

Por André Garcia

Em sete meses, o fogo consumiu 907.150 hectares do Pantanal, ou 6% de sua totalidade, segundo a última atualização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), divulgada nesta terça-feira, 30/7. O mês termina com a semana mais crítica para o bioma, que de 22 a 28 de julho registrou incremento de 67.675 de hectares na área queimada.

Isso representa uma alta de 310% em relação à semana anterior, de 15 a 21 de julho, o que aumenta a apreensão para o mês de agosto, já que, historicamente, é a partir de agora que os focos de calor tendem a se multiplicar. Em 2020, ano de recordes nos incêndios florestais na região, o índice saltou de 5.935 em julho para 8.106 em agosto.

A chance de que isso aconteça é ainda maior se considerado o mapa de risco publicado pelo MMA, que mostra que a quase totalidade do território pantaneiro estará exposta a risco extremo de fogo entre 29 de julho e 3 de agosto.

Crédito: MMA

Neste momento, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul concentra esforços nas regiões da Nhecolândia, Porto da Manga, Rabicho e Maracangalha. Além disso, é feito o monitoramento de uma área na fronteira da Bolívia com o Brasil. Segundo o Governo Estadual, a probabilidade de que as chamas alcancem o território brasileiro é baixa.

O grande foco atual de trabalho é o incêndio na região da Nhecolândia, que começou com um caminhão que pegou fogo. Esta semana os combates estão sendo bastante intensos. A região é muito sensível, tem muitas fazendas e também pelo fato de estar próximo do Parque Estadual do Rio Negro”, explica o coronel Adriano Rampazo, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e chefe das operações de combate a incêndio.

Do lado mato-grossense, os profissionais lutam contra quatro incêndios nas regiões de Porto do Triunfo, de Poconé, de Porto Conceição e na divisa do estado com a Bolívia, em Cáceres. Há ainda um incêndio no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), combatido por brigadistas do ICMBio e do Ibama.

LEIA MAIS:

Ibama embarga mais de 4,5 mil ha de áreas devastadas no Pantanal

Voluntários minimizam sofrimento de animais no Pantanal

Situação no Pantanal exige efetivo cada vez maior de bombeiros

Pantanal poderá contar com crédito extraordinário do governo federal

Veranico reduz umidade do ar e põe Pantanal em alerta

Fazendas investigadas por incêndios no Pantanal passam por perícia

Governo autoriza R$ 137 milhões para combate aos incêndios no Pantanal