HomeEcologia

Fumaça da Amazônia e do Pantanal se iguala a 5 anos de poluição em SP

Fumaça da Amazônia e do Pantanal se iguala a 5 anos de poluição em SPFumaça se alastra e causa danos ao meio ambiente e saúde. Foto: Amazônia Real

Áreas de florestas primárias “intocadas” sofrem com incêndios
Gigantes da pecuária prejudicam agro de MT com lastro de crimes; veja principais famílias
Cerrado e a Amazônia concentraram 86% da área queimada no Brasil

Dados do observatório espacial europeu Copernicus revelam que as emissões de gases do efeito estufa provenientes dos incêndios florestais na Amazônia e no  Pantanal atingiram neste ano o maior nível desde 2005. As informações são do site Um Só Planeta.

O Corpernicus informou, ainda, que o fogo nos biomas em 2024 fez com que  Mato Grosso do Sul e Amazonas registrassem o nível mais alto de emissões de gás carbônico (CO2) a partir de incêndios florestais desde 2003. O acúmulo destes gases na atmosfera é um dos principais motores do aquecimento global. No país, as queimadas estão entre as maiores fonte de emissões de CO2, ao lado do desmatamento. No mundo, porém,a nível global,  a queima de combustíveis fósseis responde por dois terços dos gases que estão mudando o clima – inclusive no Brasil.

O total de carbono liberado pelos incêndios florestais nos dois Estados em sete meses corresponde a mais de cinco vezes o total emitido pela cidade de São Paulo durante um ano inteiro. As emissões das queimadas tornam o ar local insalubre e causam impactos para a saúde ambiental.

Vista do Espaço

Na segunda-feira, 12/8, a Nasa publicou imagens que mostram as colunas de fumaça do incêndios florestais na Amazônia. A fotografia tirada por satélite da agência espacial, o mesmo usado pelo Brasil para monitorar a atividade do fogo no país, revela focos no Pará e no Amazonas. Na região, 22 municípios são prejudicados pela fumaça, que tomou a capital amazonense, Manaus. A Nasa citou o nível “fora do comum” de incêndios no bioma.