HomeEcologia

Geração solar centralizada atinge 10 GW de capacidade

Geração solar centralizada atinge 10 GW de capacidadeCrescimento da energia solar é tendência global. Foto: RawPixel

Por fertilizantes, Mapa vai a Jordânia, Egito e Marrocos
IBGE prevê safra recorde de 270,7 milhões de toneladas para 2022
Confira 4 desafios do manejo de solo na agropecuária moderna

O Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 10 GW de potência operacional em grandes usinas solares, segundo informações da ABSOLAR. Essas plantas de maior porte são contratadas em leilões de energia promovidos pelo governo para atendimento do mercado elétrico regulado, atendido pelas distribuidoras de energia.

Com os 22,5 GW de potência da geração distribuída (quando a produção elétrica ocorre no próprio local de consumo), a fonte solar fotovoltaica soma atualmente 32,5 GW de capacidade instalada no país. Segundo o Estadão, isso lhe garante o segundo lugar em termos de potência instalada, atrás das hidrelétricas, mas à frente das eólicas.

Ao longo de 2023, foram acrescentados mais de 7,4 GW em capacidade instalada de energia solar no país, sendo 4,8 GW na geração distribuída e 2,6 GW na geração centralizada, relata o o Portal Solar. A estimativa da ABSOLAR é que até o fim do ano mais de 10 GW sejam instalados no Brasil.

Presidente do Conselho de Administração da associação, Ronaldo Koloszuk enfatizou que o crescimento acelerado da energia solar é uma tendência global, e no Brasil é impulsionado pelo fato do país ter um dos melhores recursos solares do planeta, destaca O Liberal. O executivo ressaltou que esse cenário oferece oportunidades consideráveis para produção de hidrogênio verde de forma mais econômica e para o desenvolvimento de tecnologias sinérgicas, como armazenamento de energia e veículos elétricos.