Os incêndios que estão afetando o Pantanal já consumiram mais de 258.425 hectares, com 379 focos de incêndio nas últimas duas semanas, apenas em Mato Grosso. As informações foram divulgadas na sexta-feira, 20/10, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ). A notícia é do G1.
Segundo o Inpe, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul contabilizam 1.309 focos de incêndio no Pantanal (Mato Grosso possui 730 focos ativos). Neste mês de outubro foram 533 focos nos dois Estados.
Desde o início do mês, um incêndio atinge o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá. O local é conhecido pela maior concentração de onças-pintadas do mundo. Até agora, foram queimados 10,45% da área total do parque.
O incêndio já atingiu cerca de 15 mil hectares da área, de acordo com o Instituto Centro de Vida (ICV). Os focos tiveram início no domingo, dia 1° de outubro, em uma fazenda vizinha ao parque. A entidade ressaltou que a situação é grave e que, em 2020, a mesma região teve mais de 90% da área atingida pelo fogo.