HomeEcologia

Intercâmbio entre França e MT visa Desenvolvimento Sustentável

Intercâmbio entre França e MT visa Desenvolvimento SustentávelO grupo percorre com o especialista reservas naturais. Foto: Empaer

Leilão de 5G é adiado após pedido de vistas de conselheiro da Anatel
La Niña deve chegar entre junho e agosto, diz agência dos EUA
Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt é alvo de grilagem com perda de 1.778 hectares

Nesta semana, Mato Grosso recebe o especialista em Desenvolvimento Sustentável, Jean-Marie Henry, para compartilhamento de experiências sobre caminhadas e trilhas em propriedades rurais e no campo em geral. Francês, Henry foi coordenador do Parque Natural Regional de Ballons des Vosges. Ele percorrerá iniciativas que a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) está à frente, além de potenciais roteiros que possam agregar no fortalecimento do turismo rural no Estado.

Ele conheceu o projeto Caminhos do Morro, na comunidade Morrinhos, em Santo Antônio do Leverger, a 34 km de Cuiabá, e teve um encontro com a secretária de Agricultura Familiar, Teté Bezerra. Henry visitará, ainda, Nobres, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e o Pantanal.

Além de conhecer os locais, Jean-Marie Henry realizará rodas de conversas com agricultores familiares. Ele considera que a visita é uma troca importante.

“Trago minha experiência de décadas à frente de um dos maiores parques naturais da França. No meu país, as caminhadas são comuns nas propriedades rurais e estimula o contato com a natureza, além de oportunizar descobertas de novas paisagens e atrativos turísticos do local”, disse.

Ele revelou que nesse primeiro contato já observou, por exemplo, que na comunidade Morrinhos os moradores estão no caminho certo.

Geraldo Donizete Lúcio, técnico da Empaer e especialista em turismo rural, montou o roteiro das visitas e rodas de conversas que seguem até sexta-feira, 10/3.

“Nossa missão é mostrar como estamos caminhando e onde queremos chegar. Há três anos acompanhamos os produtores e moradores da comunidade Morrinho e muitos já estão com produtos consolidados oferecendo hospedagem, trilhas, eventos, cavalgada, entre outros. A missão é tornar Mato Grosso referência no país”, finalizou.

Fonte: Empaer-MT