O Japão anunciou na quinta-feira, 22/2, uma doação de 400 milhões de ienes (aproximadamente de R$ 13 milhões) ao Fundo Amazônia. Essa seria a primeira participação do país ao fundo ligado à preservação da floresta amazônica. As informações são da Folha de S.Paulo.
O anúncio foi feito durante uma reunião bilateral entre Yoko Kamikawa, ministra das Relações Exteriores japonesa, e Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, às margens do encontro de chanceleres do G20. Mesmo não sendo um grande aporte, como reconhecido pelo próprio governo japonês, é simbólico para o país como um compromisso no combate às mudanças climáticas.
Atualmente, a Noruega é o maior doador do fundo, representando 89,9% dos recursos já recebidos, seguido por Alemanha (8,4%). Os dois países lideram o ranking de financiamento do Fundo Amazônia, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008, em seu segundo mandato. Os demais financiadores são Suíça (0,8%), Petrobras (0,5%) e Estados Unidos (0,4%).