HomeEcologia

Madeira apreendida é usada para construção de casas populares

Madeira apreendida é usada para construção de casas popularesOperações apreenderam 150 metros cúbicos de madeira. Foto: Sema-MT

Do Mapa: Relatório do IPCC reforça necessidade de adaptação do agro a emergência climática
COP27: Financiamento ambiental falha na distribuição de recursos
Degradação florestal cresceu 54 vezes na Amazônia em agosto

Madeiras apreendidas em duas operações de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foram utilizadas para a construção de casas populares em Nova Maringá. As operações, realizadas pela regional de Tangará da Serra, apreenderam 150 metros cúbicos de madeira, que foram doadas para a prefeitura.

A madeira está sendo utilizada para a montagem das estruturas das casas e já foram utilizadas, até o momento, em 50 unidades no programa social do município.

O diretor da regional de Tangará da Serra, Jeferson Zucchi, explica que a unidade tem articulado com as prefeituras municipais da região para remoção de máquinas e doação de bens apreendidos, e no município de Nova Maringá, a parceria tem dado bons resultados.

“Neste caso, a prefeitura usou as toras apreendidas para construções de casas com cunho social, e nós acompanhamos o direcionamento destes materiais. Apesar do dano ambiental já ter sido causado e a madeira ter sido retirada de forma ilegal, ela está sendo utilizada para um fim social. Estão procurando otimizar a destinação deste material para que seja aproveitado da melhor maneira possível”, ressaltou.

As operações foram realizadas em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres e foram deflagradas a partir dos alertas emitidos pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que utiliza Imagens de Satélite Planet no combate ao desmatamento ilegal. A primeira operação apreendeu 89 m³ de madeiras extraídas sem autorização e a segunda 61 m³.

Fonte: Sema-MT