HomeEcologia

Ministérios apresentam GT sobre Sustentabilidade Ambiental do G20

Ministérios apresentam GT sobre Sustentabilidade Ambiental do G20Países do G20 em busca de soluções para meio ambiente. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Desmatamento na Amazônia em agosto é o menor em 6 anos
Sema-MT recebe demandas de lideranças indígenas
Produção em meio a árvores ajuda na adaptação do agro ao calorão

Nesta sexta-feira, 26/1, os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e das Relações Exteriores (MRE) realizarão, às 11h, sessão virtual de apresentação do grupo de trabalho sobre Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20. A abertura terá participação da ministra Marina Silva e do embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE.

Organizações da sociedade civil interessadas devem se inscrever por aqui. O link da reunião será enviado para o e-mail informado.

O grupo de trabalho buscará identificar soluções concretas e inovadoras para a emergência climática, além de promover a cooperação entre os países do G20 para implementá-las. A presidência brasileira do G20 propôs quatro eixos temáticos para o grupo:

  1. Adaptação preventiva e emergencial frente a eventos climáticos extremos;
  2. Pagamentos por serviços ecossistêmicos;
  3. Oceanos;
  4. Resíduos e economia circular.

A reunião tem como objetivo estimular e fortalecer a participação da sociedade civil nas discussões e formulações de políticas públicas relacionadas aos temas propostos pelo GT. Veja abaixo a programação prevista.

O G20, que reúne 19 países, a União Europeia e a União Africana, é o principal fórum de cooperação econômica internacional e atua na definição e no reforço da arquitetura e da governança global sobre as grandes questões econômicas do planeta. O Brasil ocupa a presidência rotativa do grupo de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

O G20 tem duas vertentes paralelas de atuação: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. Sob a presidência brasileira, a Trilha de Sherpas terá 15 grupos de trabalho, além de duas forças-tarefa e de uma iniciativa de bioeconomia. Para mais informações, acesse este link.

Outras sessões de diálogo sobre o GT sobre Sustentabilidade Ambiental e Climática estão previstas para os próximos meses.

Fonte: MMA