HomeEcologia

Incêndio de grandes proporções atinge o Morro de Santo Antônio

Incêndio de grandes proporções atinge o Morro de Santo AntônioAtuação dos bombeiros na região. Foto: CBMMT

Planeta bate recorde de calor por dois dias seguidos
Eventos extremos estão na agenda de força-tarefa do G20
Com Dilma no Brics, governo aspira crédito mais barato ao agro

Um incêndio florestal, com labaredas de até oito metros de altura e difícil de conter, assustou os moradores da comunidade Morrinhos, no Morro de Santo Antônio, localizado no município de Santo Antônio de Leverger (MT). O fogo teria começado a se espalhar na quarta-feira, 16/8, de acordo com informações do site G1. 

Os moradores da comunidade contaram ao site que o incêndio devastou cerca de de vegetação. No local há 25 propriedades rurais. A presidente da comunidade Morrinhos, Niane Aparecida Oliveira Rosa, afirmou que praticamente 80% das propriedades no entorno do rio foram atingidas.

“Com as faíscas, o tempo e ventando, o fogo atingiu as propriedades em volta do morro”, disse ela

O agricultor Fred Lepester disse que sua chácara foi completamente arrasada pelas chamas. Em 30 anos vivendo no local, ele disse que nunca viu algo similar.

“Dessa proporção, não. Mas todo ano nesse período pega fogo, infelizmente”, revelou.

Segundo o governo do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou no combate um incêndio florestal na localidade, desde sexta-feira, 18/8. No sábado, 19/8, cinco equipes estavam no local. 

Período proibitivo

Desde 1/7 está proibido o uso do fogo em áreas rurais, conforme o decreto nº 259/2023. O documento declara situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro, o que possibilita a mobilização de esforços governamentais para a prevenção e combate aos incêndios e as contratações e aquisições necessárias ao período de alto risco de incêndios florestais.

Para o combate de incêndios florestais e desmatamento ilegal neste ano, o Governo investe R$ 77,4 milhões, um aumento de 29% em relação com o ano passado, quando era R$ 60 milhões.

Com informações do CBMMT