HomeEcologia

MT discute desenvolvimento sustentável da Amazônia

MT discute desenvolvimento sustentável da AmazôniaAmazônia +10 vai reunir grandes especialistas no tema. Foto: Mayke Toscano/Secom

COP-28: Estados da Amazônia Legal miram em desenvolvimento limpo
Desmatamento no Cerrado pode alterar regime de água no País
Saiba como inscrever projetos de sociobiodiversidade da Amazônia Legal no Mapa

Mato Grosso irá receber, nos dias 29 e 30 de agosto, a Oficina de Trabalho da Iniciativa Amazônia +10, que será mediada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O objetivo é apresentar e discutir a implementação de um dos principais projetos de fomento à pesquisa e inovação na Amazônia Legal. As inscrições para participar da oficina podem ser feitas neste link até sexta-feira, 25/8.

Os participantes irão discutir quais serão os temas estratégicos que vão direcionar a escolha dos projetos e ações inovadoras escolhidos para receber o fomento. Entre os pontos já estabelecidos estão o desenvolvimento econômico e social da região amazônica de forma sustentável.

Mato Grosso será o primeiro a receber a oficina, que também será realizada em outros oito Estados que compõem a Amazônia Legal. Os participantes terão a possibilidade de interagir com especialistas para propor formas de alavancar o desenvolvimento tecnológico, científico e de inovação da região amazônica sem abandonar o compromisso com a sustentabilidade.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, essa é uma importante oportunidade para que o Sistema de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso possa contribuir na discussão e colaborar com a delimitação de um edital focado nos problemas reais da região amazônica.

“As oficinas começam em Mato Grosso, que é uma oportunidade de reunir os atores do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia para debater as cadeias prioritárias de pesquisa, visando esse desenvolvimento sustentável. Então é uma ótima oportunidade dos participantes contribuírem nesse processo e definirem com a gente quais são os temas prioritários nesse desenvolvimento”, disse.

Amazônia +10

A primeira chamada de trabalho ocorreu em 2022, contemplando pesquisas que tinham por objetivo avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região amazônica. Ao todo mais de 500 pesquisadores em 20 Estados brasileiros foram contemplados com o fomento, incluindo pesquisadores mato-grossenses.

Assim como no primeiro edital, na segunda etapa também serão considerados trabalhos que possam propor soluções de adaptação baseadas na comunidade, ampliando a possibilidade de um desenvolvimento sustentável e promovendo o bem-estar das populações da região. Já uma das novidades para a nova etapa está na possibilidade de inscrição de projetos voltados para a área de inovação.

Nos próximos meses serão feitas rodadas de oficinas para definir quais serão as prioridades temáticas de cada estado que compõe a Amazônia Legal. Em seguida, serão desenhados os próximos editais para inscrição de pesquisadores, empresas e outras iniciativas das áreas científica e de inovação. Conheça mais aqui.

Fonte: Governo de MT