HomeEcologia

MT responde por um em cada quatro hectares queimados no Brasil em 2022

MT responde por um em cada quatro hectares queimados no Brasil em 2022Cerrado é o bioma mais atingido pelo fogo em 2022. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Tecnologia torna processos mais eficientes e sustentáveis no campo
Cúpula Social do Mercosul defende novo acordo com União Europeia
MT pode encerrar período proibitivo com menor número de queimadas para outubro

Por André Garcia

Sozinho, Mato Grosso respondeu por um em cada quatro hectares queimados no Brasil entre janeiro e outubro deste ano. Com 3,4 milhões de hectares afetados pelo fogo, o Estado é seguido por Pará e Tocantins com 2,5 milhões de hectares e 2,2 milhões de hectares, respectivamente.

Juntos, os três respondem por mais da metade (54%) de toda a área queimada no País em 2022, de acordo com dados do Monitor do Fogo, do MapBiomas . Os números mostram que, entre janeiro e outubro deste ano, 15,2 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo no Brasil – uma área maior que o estado do Ceará.

O crescimento em relação aos 10 primeiros meses de 2021 foi de 11%, ou 1,5 milhão de hectares a mais.

Considerando apenas o mês de outubro, os números indicam crescimento de 66% das queimadas. Isso significa que, em apenas 30 dias, 3,4 milhões de hectares foram queimados – 1,3 milhão de hectares a mais do que no mesmo mês de 2021.

Em Mato Grosso, os municípios de Cocalinho e Novo Santo Antônio, ambos na região Norte do Estado, foram os recordistas do período.

Destruição por bioma

Nenhum bioma queimou tanto em outubro como o Cerrado, onde a área afetada quase triplicou em relação ao mesmo mês de 2021, chegando a 1,8 milhão de hectares, crescimento de 196%.

O aumento na Amazônia também foi superior à média nacional, atingindo 1,3 milhão de hectares, 74% a mais que no mesmo mês de 2021.

Considerando os 10 primeiros meses de 2022, o Cerrado também foi o mais afetado pelo fogo, concentrando metade da área queimada no País, entre janeiro e outubro: 48%, ou 7,2 milhões de hectares. Um aumento de 17% na área queimada em comparação aos 10 primeiros meses de 2021.

Embora o bioma tenha metade da extensão da Amazônia, ele praticamente empata com ela em área queimada, uma vez que a Amazônia respondeu por 47% da extensão queimada nos 10 primeiros meses do ano (7,1 milhões de hectares).

Uma boa notícia vem do Pantanal, que teve a menor área queimada nos últimos quatro anos entre janeiro e outubro de 2022. Vale destacar que, embora o Monitor do Fogo registre queda de 87% em relação aos dez primeiros meses de 2021, em outubro, o bioma queimou quase o dobro do total registrado nos meses anteriores.

LEIA MAIS:

Desmatamento e queimadas explodem na Amazônia

Mato-grossenses sofrem com fumaça de queimadas na Amazônia

Mato Grosso lidera registro de queimadas, de janeiro a julho

Cerrado tem recorde de queimadas em maio; número é o maior desde 1998

MT decreta emergência ambiental a partir de maio para evitar queimadas

Você sabe qual é a diferença entre queimada e incêndio florestal?