HomeEcologia

Onda de calor: saiba reconhecer os sinais de desidratação

Onda de calor: saiba reconhecer os sinais de desidrataçãoMS pode ter temperatura 7º acima da média. Foto: Saul Schramm/Governo MS

Terra teve o mês de setembro mais quente da história, diz Copernicus
OMM também projeta que 2024 será ano mais quente da história
Brasil enfrenta sua oitava onda de calor deste ano

Uma nova onda de calor castiga algumas regiões do País, neste início de fevereiro,  principalmente o Sul e o Centro-Oeste do Brasil, com temperaturas até 5ºC acima da média para fevereiro, de acordo com o  Climatempo.

Segundo as previsões, algumas cidades do oeste e sul do Mato Grosso do Sul podem atingir 7º acima da média,  enquanto em alguns municípios do Mato Grosso e Goiás, a sensação térmica pode ser de 40º. Em dias assim, todo cuidado é pouco com a saúde.

As principais recomendações são beber mais água, fazer refeições leves, se proteger do sol, com protetor solar, chapéus e sombrinhas, entre outras ações que podem ser vistas aqui.

Além disso, é preciso ficar atento aos primeiros sinais de desidratação que são:

  • Boca seca, saliva espessa, sede intensa, urina escura, olhos sem brilho, irritabilidade e fraqueza
  • Bolhas na pele, náuseas e vômitos, câimbras, dores de cabeça
  • Febre alta, tonturas ou respiração rápida

Sintomas mais graves incluem confusão mental, não responder claramente, convulsões, temperatura corporal muita alta, não urinar em mais de oito horas, urina escura, batimento cardíaco e respiração acelerados.

Diante de sintomas graves, é recomendado chamar uma ambulância ou ir a um centro de saúde mais próximo. Enquanto isso, procure refrescar a pessoa, baixar a temperatura e hidratá-la.