Uma operação da Polícia Civil desmontou, na semana passada, um esquema de garimpo ilegal na cidade de Nova Guarita, região norte do Mato Grosso. Durante a ação, os agentes destruíram três balsas e embargaram propriedades que estavam atuando na área de preservação permanente (APP) do bioma amazônico.
As balsas destruídas na operação estavam atracadas às margens do rio Batistão, em área de APP, e eram utilizadas para garimpo, com a extração ilegal de ouro, degradação da fauna e a flora e, consequentemente, causando poluição ambiental com o depósito de produtos químicos no rio.
Durante a operação Pison, coordenada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), foram apreendidas armas de fogo e munições, substâncias análogas a mercúrio que eram jogadas no rio, cuias para limpeza de ouro, quatro balanças de precisão, embalagens com descrições que remetem ao comércio ilegal e clandestino de ouro, motosserra e redes utilizadas para pesca predatória.
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente começou as investigações após receber ligações anônimas por meio do Disque Denúncia 197.
As investigações de inteligência da Polícia Civil, em parceria com a Delegacia de Polícia de Guarantã do Norte e Diretoria de Inteligência, duraram cerca de 90 dias.
Fonte: PJC