O defeso da piracema 2022/2023 nos rios de Mato Grosso já está valendo e vai até 2 de fevereiro do próximo ano. O período representa uma antecipação de um mês em relação ao decretado no restante do país.
Isso porque a maioria das espécies de peixes já se encontra em período reprodutivo no mês de outubro nos rios mato-grossenses, de acordo com estudos realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
No chamado defeso de piracema, fica proibida a pesca profissional e amadora nos rios de Mato Grosso. É permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.
Para garantir a proteção da temporada reprodutiva dos peixes dos rios do Estado, é realizada fiscalização intensa e patrulhamento das suas principais bacias hidrográficas.
A operação é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas e Juizado Volante Ambiental (Juvam).