Começa nesta sexta-feira, 1/10, o período de quatro meses, no qual fica proibida a pesca profissional e amadora nos rios de Mato Grosso. É o chamado defeso de piracema. Para garantir a proteção da temporada reprodutiva dos peixes dos rios do Estado é realizada fiscalização intensa e patrulhamento das suas principais bacias hidrográficas.
Até 31 de janeiro de 2022, por meio de barreiras terrestres, abordagens e patrulhamento fluvial, todo o efetivo do Batalhão de Policiamento Ambiental da PM estará atuando nas três bacias hidrográficas de Mato Grosso. As ações visam prevenir atividades que inibem o transporte irregular de pescado, verificação de estoques de recursos pesqueiros em restaurantes, pousadas e hotéis.
Neste período de quatro meses é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.
A operação é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas e Juizado Volante Ambiental (Juvam).
Fonte: Governo de Mato Grosso