HomeEcologia

Período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso está em vigor

Período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso está em vigor

Degradação florestal cresceu 54 vezes na Amazônia em agosto
Aldeia indígena de MT produz café de alto padrão em parceria com Grupo 3 Corações
Conhecidas como voçorocas, erosões ‘vizinhas’ interagem entre si, diz pesquisa

Começa nesta sexta-feira, 1/10, o período de quatro meses, no qual fica proibida a pesca profissional e amadora nos rios de Mato Grosso. É o chamado defeso de piracema. Para garantir a proteção da temporada reprodutiva dos peixes dos rios do Estado é realizada fiscalização intensa e patrulhamento das suas principais bacias hidrográficas.

Até 31 de janeiro de 2022, por meio de barreiras terrestres, abordagens e patrulhamento fluvial, todo o efetivo do Batalhão de Policiamento Ambiental da PM estará atuando nas três bacias hidrográficas de Mato Grosso. As ações visam prevenir atividades que inibem o transporte irregular de pescado, verificação de estoques de recursos pesqueiros em restaurantes, pousadas e hotéis.

Neste período de quatro meses é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

A operação é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas e Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Fonte: Governo de Mato Grosso