O desmatamento é a principal preocupação da maioria dos eleitores que vivem na Amazônia Legal. É o que aponta pesquisa inédita realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Para 58,2% do eleitorado amazônida, o fato do candidato conhecer temas sobre a Amazônia influencia na escolha do voto. Para 56,6% dos amazônidas, a região não recebe a importância que merece nos debates políticos.
Para 83,2% dos entrevistados, a preservação da floresta é a maior urgência eleitoral, enquanto 79,9% da população que vive nessa região acredita que o Brasil precisa de leis mais severas contra a devastação das matas.
A pesquisa revela que 78,2% concordam que a conservação da área verde contribui para a qualidade de vida dos brasileiros. E 55,8% acreditam que a preservação do meio ambiente pode gerar emprego e renda para as comunidades locais.
Na pesquisa, foram ouvidos 2.824 eleitores, por telefone, entre os dias 9/05 e 11/06, nos nove Estados que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.