HomeEcologia

Queima prescrita é feita no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Queima prescrita é feita no Parque Nacional de Chapada dos GuimarãesO manejo do fogo é monitorado por especialistas. Foto: ICMBio

Castanheiras são apreendidas durante fiscalização no interior de MT
País aposta no G20 para alavancar projetos de bioeconomia
OCDE eleva previsão para crescimento do PIB do Brasil

No domingo, 30/4, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) iniciou a chamada queima prescrita na área do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Na quarta-feira, 3/5, a fumaça ainda era vista por motoristas que trafegavam pela MT-251, de acordo com o G1.

A metodologia de queima prescrita faz parte do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e envolve conceitos de políticas públicas, prevenção, preparação e uso do fogo, assim como aspectos sociais e econômicos, resgate cultural e realização de atividades de campo. Ela é utilizada para queimar apenas o que está na superfície e evitar grandes incêndios durante a seca.

Bombeiros e Defesa Civil monitoram o fogo controlado. Antes de queimar as áreas estratégicas, é realizado um planejamento de análise para saber se as condições de umidade, temperatura e direção do vento são favoráveis para execução da ação.