De acordo com a pesquisa Datafolha, que divulgada neste domingo, 20/10, quase metade dos brasileiros, 42%, afirma que a vida foi muito afetada pela fumaça das queimadas que assolaram o país nos últimos meses. Em uma escala de 0 a 10, a maioria dos entrevistados que sentiram os impactos das queimadas atribuiu nota máxima ou próxima do máximo à intensidade dos problemas causados. As informações são da Folha de S. Paulo.
25% dos entrevistados foram afetados num nível entre 7 e 8. Outros 18% se consideraram afetados entre 4 e 6. Já 14% foram nada ou pouco afetados (de 0 a 3) pela crise. Um por cento não soube responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de outubro e ouviu
Os resultados fazem parte de pesquisa Datafolha realizada nos dias 7 e 8 de outubro. Foram ouvidas 2.029 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos, dentro do nível de confiança de 95%.
As regiões mais afetadas foram Centro-Oeste e no Norte (57%). Em segundo lugar, aparece o Sudeste, com índice de 42%, seguido por Nordeste (37%) e Sul (36%).
Saúde
Além de afetar a qualidade de vida em geral, as queimadas também deixaram marcas na saúde dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados afirmaram que sua saúde foi muito prejudicada pela fumaça, enquanto 19% relataram pouco ou nenhum impacto. A região Centro-Oeste/Norte foi a mais atingida, com 43% da população relatando problemas de saúde, seguida pelo Sudeste (35%) e Nordeste (33%).