HomeEcologia

42% dos brasileiros se sentiram afetados por queimadas, diz estudo

42% dos brasileiros se sentiram afetados por queimadas, diz estudoCentro-Oeste e Norte foram mais afetados. Foto: MMA

Relatório destaca potencial econômico do Cerrado
30 mi de hectares de pastagens degradadas podem ser convertidas
Preservação ambiental influencia voto de eleitores em Estados da Amazônia Legal

De acordo com a pesquisa Datafolha, que  divulgada neste domingo, 20/10, quase metade dos brasileiros, 42%, afirma que a vida foi muito afetada pela fumaça das queimadas que assolaram o país nos últimos meses. Em uma escala de 0 a 10, a maioria dos entrevistados que sentiram os impactos das queimadas atribuiu nota máxima ou próxima do máximo à intensidade dos problemas causados. As informações são da Folha de S. Paulo.

25% dos entrevistados foram afetados num nível entre 7 e 8.  Outros 18% se consideraram afetados entre 4 e 6. Já 14% foram nada ou pouco afetados (de 0 a 3) pela crise. Um por cento não soube responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de outubro e ouviu

Os resultados fazem parte de pesquisa Datafolha realizada nos dias 7 e 8 de outubro. Foram ouvidas 2.029 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos, dentro do nível de confiança de 95%.

As regiões mais afetadas foram Centro-Oeste e no Norte (57%). Em segundo lugar, aparece o Sudeste, com índice de 42%, seguido por Nordeste (37%) e Sul (36%).

Saúde

Além de afetar a qualidade de vida em geral, as queimadas também deixaram marcas na saúde dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados afirmaram que sua saúde foi muito prejudicada pela fumaça, enquanto 19% relataram pouco ou nenhum impacto. A região Centro-Oeste/Norte foi a mais atingida, com 43% da população relatando problemas de saúde, seguida pelo Sudeste (35%) e Nordeste (33%).