A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi a convidada do programa Bom Dia, Ministra desta quarta-feira, 25/9, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), transmitida ao vivo e em formato de entrevista coletiva, disponível aqui.
No programa, Nísia abordou os impactos das queimadas e da seca extrema no país, e como a pasta da Saúde vem trabalhando integrada ao esforço intergovernamental em favor do Plano Setorial da Saúde de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima.
Durante uma hora de diálogo com profissionais de rádios de todo o país, a ministra detalhou ações da Saúde no enfrentamento às mudanças climáticas e aos incêndios, que desencadeiam danos à saúde ocasionados pela densidade da fumaça e pela falta de água potável, afetando diretamente milhares de pessoas.
A ministra falou sobre a atuação da Força Nacional do SUS em diversas regiões do país. Equipes do Ministério da Saúde trabalham em conjunto com autoridades estaduais para mitigar efeitos das queimadas e da seca, com foco na saúde da população indígena.
Ela explicou os investimentos nos programas de combate à dengue, nos quais além de prefeituras e governos estaduais é crucial o engajamento da população. Isso porque uma maior proliferação de mosquitos também é esperada como efeito das mudanças climáticas. Nísia relatou o trabalho acelerado para ampliar a capacidade de vacinação, inclusive da dengue, e sobre a necessidade de conscientização da população sobre a importância da imunização.
Fonte: Agência Gov