HomeEcologia

Selo Verde pode ser solicitado até dia 17 de fevereiro

Selo Verde pode ser solicitado até dia 17 de fevereiroEmpresas com Selo Verde contribuem para o mundo e a economia. Foto: Pexels

Calor recorde promove dispensa de terno e alta de consumo de energia
MT tem duas entre as 10 terras indígenas mais ameaçadas por desmatamento
Safra de soja deve ser 7,12% menor em 2023/24, aponta Esalq

Até sexta-feira, 17/2, os empreendimentos licenciados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) poderão se inscrever para solicitar o certificado ambiental Selo Verde. As inscrições estão sendo realizadas por meio deste formulário.

As solicitações serão analisadas por uma equipe técnica. Os representantes dos empreendimentos aptos para requerer o Selo Verde serão comunicados por e-mail e terão prazo até dia 28 de fevereiro para efetivar o requerimento.

Com o Selo Verde, os empreendimentos têm mais credibilidade junto ao mercado para as negociações nacionais e até internacionais, já que os trabalhos das empresas seguem os critérios do ISO 14001.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever, o empreendimento precisa ter um sistema de gestão ambiental implantando há pelo menos um ano e ter sido licenciado pela Sema, além de atender aos requisitos previstos no Art. 2º do Decreto nº 7.067, de 15.02.2006.

As empresas cadastradas devem estar com documentos regularizados e passarão por uma auditoria em que técnicos da Secretaria avaliarão se elas seguem os critérios estabelecidos pelo Manual de Implantação do Sistema de Gestão Ambiental.

Para receber a certificação, os empreendimentos precisam ter uma gestão de resíduo sólido, fazer o controle efetivo de poluição e degradação ambiental, utilizar adequadamente e de forma controlada o agrotóxico, entre outros.

O certificado será entregue durante a Semana do Meio Ambiente, em junho.

Saiba mais

O Selo Verde é um certificado instituído por meio da Lei n° 8397, de dezembro de 2005. O objetivo é incentivar as empresas a adotar medidas que atenuem os impactos negativos causados pelas atividades degradadoras e/ou poluidoras do meio ambiente.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3645 4964, das 08h às 17h.

Fonte: Governo de MT