HomeEcologia

Sema-MT apreende colheitadeira de soja em área embargada

Sema-MT apreende colheitadeira de soja em área embargadaSecretaria aplicou multa de R$ 3,3 mi ao fazendeiro. Foto: Sema-MT

Aprovada pelo Senado MP que estimula mercado de carbono na gestão de florestas
Conab adquire 31t de alimentos para doações em Mato Grosso
Exportação de milho de MT deve aumentar com guerra na Ucrânia

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Polícia Militar apreenderam, na segunda-feira, 24/4, uma colheitadeira de grãos em uso em uma área embargada na cidade de Luciara, a 1.062 km de Cuiabá, e aplicaram multa de R$ 3,3 milhões. A ação faz parte da Operação Amazônia de combate aos crimes ambientais em Mato Grosso.

A Regional da Sema de Confresa realizou a fiscalização ambiental após identificar a movimentação na área por alertas de imagens de satélite de alta resolução. O diretor da Regional de Confresa, Edivaldo Soares Silva, explica que com as equipes em campo no momento do desmatamento é possível frear o dano ambiental.

“A secretaria sempre realiza operações integradas com as forças de segurança para impedir o avanço do desmatamento ainda no início. Com tecnologia também monitoramos áreas já embargadas anteriormente e voltamos a fiscalizar, para evitar a reincidência”, destaca.

A multa foi aplicada ao proprietário da fazenda por impedir ou dificultar a regeneração natural de vegetação nativa em uma área indicada pelo órgão ambiental, e descumprir o embargo, no bioma Cerrado. Uma área embargada deve ser mantida sem nenhuma atividade produtiva para a recomposição da sua vegetação.

A soja que estava sendo colhida no local foi destruída. A apreensão da colheitadeira representa uma importante parte da fiscalização, já que retira do infrator o mecanismo para continuar a atividade ilegal.

Operação Amazônia

O Governo de Mato Grosso deflagrou em março a Operação Amazônia contra crimes ambientais, que colocou 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto, para promover a responsabilização de infratores. Em caso de desmatamento ilegal, as áreas serão embargadas, o responsável será multado e os maquinários apreendidos. MT atende denúncias enviadas pela população, que podem ser enviadas pela ouvidoria: 0800 065 3838 ou WhatsApp (65)99321-9997.

Fonte: Sema-MT