O Senado Federal aprovou, na quarta-feira, 19, a Medida Provisória liberando R$ 514 milhões para o combate às queimadas na Amazônia Legal. Do montante, R$ 150 milhões serão destinados às Forças Armadas e à Força Nacional, enquanto o restante será distribuído entre sete ministérios, incluindo os Povos Indígenas e o Meio Ambiente e Mudança Climática, além da Defesa Civil. As informações são da Agência Senado.
Os recursos deverão ser utilizados exclusivamente na Amazônia Legal, que abrange os estados do Mato Grosso e Maranhão, juntamente com os estados da região Norte.
Com a aprovação da MP, o governo federal espera concluir 100 inquéritos sobre crimes relacionados a queimadas, proteger 74 mil km² de floresta em parceria com o Ibama, salvaguardar 128 unidades de conservação ambiental e beneficiar diretamente 1,2 milhão de pessoas através das defesas civis estaduais.
A Medida Provisória segue agora para promulgação.
De acordo com a plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas, a área atingida por queimadas na Amazônia foi de 17,9 milhões de hectares, maior do que o total queimado em todo o País em 2023, representando a pior marca dos últimos seis anos no bioma. Somente em dezembro as queimadas alcançaram 1,1 milhão de hectares.