HomeEcologia

Tecnologia é capaz de prever incêndios no Cerrado

Tecnologia é capaz de prever incêndios no CerradoPlataforma vai ajudar o segundo maior bioma brasileiro. Foto: Agência Fapesp

Parque recupera 1.700 ha de áreas degradadas com RNA e manejo de gado
Pesquisa de longo prazo aponta impacto ambiental da agricultura
Único estado onde desmatamento cresceu, MT lidera ranking

O Cerrado abriga 33% de toda a biodiversidade do país e é considerado a savana mais biodiversa do mundo. No entanto, impactado pela expansão da agropecuária, encontra-se atualmente fortemente ameaçado. Além de uma política eficaz de preservação, é preciso estar atento a questões como manejo do fogo e mudanças climáticas. Como o bioma é o mais afetado por incêndios na América do Sul, a tecnologia para mitigá-los pode fazer a diferença. As informações são da Agência Fapesp.

O sistema online capaz de prever a propagação de incêndios foi desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Artigo a respeito foi publicado na revista “Scientific Reports”.

“O sistema é o único do mundo capaz de prever a propagação de incêndios em tempo quase real. Utiliza imagens de sensoriamento remoto juntamente com dados de clima e relevo para simular a propagação do fogo em todo o bioma e apresenta uma taxa de acerto que chega a 89%. A resolução espacial é de 25 hectares para a maior parte do bioma e de 0,04 hectare, bem mais refinada, para nove Unidades de Conservação (UCs)”, explica um dos autores do artigo, Ubirajara Oliveira, professor na pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da UFMG.

Ele explica que com esse novo recurso, a propagação do fogo é simulada três vezes ao dia em todo o Cerrado.

“Para isso, o sistema carrega automaticamente dados que possibilitam conhecer as fontes de ignição, a abundância de material combustível, a umidade da vegetação e a probabilidade de queima. Até agora, nenhuma iniciativa global ou regional oferecia um conjunto de soluções semelhantes, principalmente no que diz respeito à previsão totalmente automatizada de propagação em tempo praticamente real e à alta resolução das imagens de satélite”.

Fogo na medida exata

Caso seja utilizado de forma preventiva, inteligente e criteriosa, com zoneamento da área total e cronograma de queima, em sistema de rodízio, o fogo é indispensável para a preservação e a renovação do Cerrado. Totalmente distinto é o uso indiscriminado e até criminoso do fogo, com vistas a eliminar as plantas nativas e preparar a terra para a agricultura e a pecuária extensivas.

Com o intuito de evitar essas últimas ocorrências é que o sistema de previsão de propagação de incêndios foi desenvolvido.

“Ele aponta um caminho para otimizar a prevenção e o combate a incêndios. A plataforma já está sendo usada nas operações diárias das Unidades de Conservação selecionadas”, ressalta Oliveira.

O uso do sistema de prevenção não se restringe a essas unidades. E está ao alcance de qualquer pessoa aqui. A plataforma faz parte dos Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro e recebeu o nome de FISC-Cerrado, sendo o termo FISC resultante da expressão em língua inglesa “fire, ignition, spread and carbon cycling” (fogo, ignição, propagação e ciclagem de carbono).

O vídeo que explica o funcionamento do sistema está disponível no YouTube. E o portal “Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro” pode ser encontrado aqui.