HomeEcologia

Tempo quente e seco, típico do veranico, predomina no Brasil Central

Tempo quente e seco, típico do veranico, predomina no Brasil CentralVeranico persiste no Centro-Oeste até 20/6. Foto: Álvaro Rezende/ Governo de MS

Há 95% de chance do El Niño continuar até março de 2024, dizem cientistas
Dias seguidos sem chuva passaram de 80 para 100 no Brasil
Calorão vai continuar na primeira semana de maio no Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta para baixa umidade no Centro-Sul do País. Os efeitos do veranico – calor e tempo seco fora de época –  seguem afetando especialmente a região central do Brasil e dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva. As informações são do Globo Rural.

No Centro-Oeste o tempo é firme, poucas nuvens em virtude do bloqueio atmosférico na região. O veranico causa amplitudes térmicas altas nas capitais. Cuiabá começou a quarta-feira, 12/6, o dia com 19º e chega a 36º durante a tarde, informou o Climatempo.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35% no Mato Grosso do Sul. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes. É fundamental que a população não coloque fogo em nenhuma situação, visto que as condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais, de acordo com a Agência de Notícias MS.

O veranico deve durar até 20/6, quinta-feira, informou o Canal Rural. A expectativa é que de uma segunda frente fria avance em meados entre os dias 21 e 22 de junho, trazendo um pouco mais de umidade e refresco para o Centro-Sul.