Os 27 países quem compõem a União Europeia (UE) anunciaram nesta terça-feita, 16/5, a adoção de novas regras que ajudarão o bloco a reduzir o desmatamento ao regularizar a situação do comércio de uma série mercadorias. A UE é uma grande consumidora e comerciante de commodities e produtos que desempenham um papel importante no desmatamento.
A nova legislação vai endurecer as regras para quem comercializa óleo de palma, gado, madeira, café, cacau, borracha e soja e também seus derivados , como chocolate, móveis, papel impresso e aqueles feitosà base de óleo de palma.
Os produtores terão que garantir que o que vendem para UE não contribui para o desmatamento e a degradação florestal em nenhum lugar do mundo a partir de 2021.
Outro aspecto da lei, é que o vendedor será obrigado a comprovar que seu produto cumpre as as regras de seu país, respeitando não apenas o meio ambiente, mas também direitos humanos e a proteção dos povos originários.
De acordo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 420 milhões de hectares de floresta – uma área maior que a União Europeia – foram destruídos entre os anos de 1990 e 2020.