HomeEcologia

Único estado onde desmatamento cresceu, MT lidera ranking

Único estado onde desmatamento cresceu, MT lidera ranking

Ibama amplia estratégia para biomas na temporada de incêndios
Países da Amazônia discutem criação de rede de bieconomia
O que é a “temporada do fogo” na Amazônia e por que ela existe

Por André Garcia 

Mato Grosso assumiu a liderança no ranking dos maiores desmatadores da Amazônia, respondendo pela destruição de uma área de 905 km² no primeiro semestre de 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Além disso, é o único estado onde a devastação cresceu, na comparação o mesmo período de 2022, quando os alertas de desmatamento caíram 33,6% no bioma. No Pará (746 km²) e no Amazonas (553km²), houve queda de 55,2%, e 32,8% na destruição florestal, respectivamente.

Foi o que informou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 6/7.

“São números muito significativos em relação aos estados que mais desmatam a Amazônia. A exceção à regra é Mato Grosso que, contrariando a tendência global, registrou aumento nesse período, na ordem de 7,1%. Portanto o Mato Grosso será objeto de ações muito importantes e parcerias que estão sendo construídas lá agora.”

Os dados, levantados pelo sistema Deter, mostram ainda que o Estado contribuiu sozinho com 34% dos 2.640 km² em alertas registrados entre janeiro e junho de 2023. Vale destacar que 83% do valor total está distribuído entre os três líderes do ranking da devastação.

Na Amazônia, 20% dos municípios concentram 50% dos alertas. Destes, seis estão no Pará, seis no Amazonas, um em Rondônia e sete em Mato Grosso, sendo: Nova Santa Helena, Querência, Aripuanã, Porto dos Gaúchos, Juara, Colnilza e Feliz Natal.

LEIA MAIS:

Amazônia tem maior número de queimadas para o junho em 16 anos

Alertas de desmatamento têm queda de 39% na Amazônia Legal

Amazônia pode entrar em colapso e se tornar “deserto” antes do esperado

Amazônia e Cerrado têm maior estoque de carbono no solo do Brasil

Juntos, Amazônia e Cerrado respondem por 90% do desmate

Com desmatamento recorde, Cerrado preocupa mais que Amazônia