Os recursos de energia limpa aplicados à produtividade do agro são uma realidade acessível. Lançamentos como os tratores T6 Methane Power e T4 Eletric Power, entre outras máquinas, que foram expostas na Agrishow 2024, mostraram um apelo bastante interessante: o uso de um combustível feito com resíduos da fazenda equivalente ao diesel e seis vezes mais barato. As informações foram publicadas no UOL.
O custo de produção do Biometano pelo produtor é estimado em aproximadamente R$ 1 por m³. De acordo com Gean Cembranel, consultor técnico de campo do ecossistema biometano da New Holland, o T6 abre todo um novo modelo de negócios ao permitir que todos os veículos e equipamentos da fazenda ganhem motores movidos à metano. A redução da pegada de carbono é um fator extremamente positivo. De acordo com Juliano Perelli, especialista de marketing de tratores responsável pelos novos projetos da empresa, o maior desafio de fazer um trator movido a metano foi conseguir viabilizar o modelo: foram necessários cinco anos para criar a tecnologia e um ecossistema para atendê-la.
“A gente entrega um conjunto de soluções. O preço é 32% acima do trator normal, só que essa diferença consigo liquidar em dois anos. Se fosse no trator a diesel, continuaria gastando o mesmo valor, sem previsibilidade de custo”, destacou.
Fazenda vai gerar o próprio metano
O gerente de pós-venda na Gás Futuro, Jildo Osmar Maram é outra ponta da cadeia e faz a conexão logística do metano para o cliente.
“A própria fazenda gera seu gás de alguma matéria orgânica. A gente pega o gás no ponto em que é produzido e transporta até o campo para fazer o abastecimento de equipamento. Tem a modalidade de compra, tem a locação. O sistema que desenvolvemos com a New Holland é modular, conforme a necessidade do cliente”, disse.
Outras soluções
Na Agrishow 2024 foram apresentados também modelos elétricos e hibridos que colaboram com o meio ambiente. Além da New Holland, outra que vem apostando na energia limpa é a XCMG Brasil, integrante do grupo chinês que lançou três veículos 100% elétricos. Na TMA, o transbordo VTX 5022, um dos campeões de venda da marca, agora tem duas versões: uma com propulsor elétrico e outra com transmissão hidráulica. Soluções elétricas e híbridas com bom desempenho.