HomeEcologia

Veja como será o clima em setembro no centro-oeste

Veja como será o clima em setembro no centro-oesteMês traz junto um aumento da temperatura. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Plantio de soja encontra clima favorável no País, diz consultoria
Rios voadores e corredores de fumaça: entenda como nuvens transportam o bem e o mal
Impactos do clima na agricultura reforçam necessidade de expansão do seguro rural, diz Abramilho

Setembro terá a influência de El Niño de maior intensidade no clima pela primeira vez desde 2015 e os reflexos serão sentidos, segundo o MetSul. O inverno já foi de poucos episódios de frio mais intenso e os sinais da primavera já são visíveis na natureza com o canto cedo dos sábios e as árvores que se enchem de cores.

O inverno astronômico termina apenas no dia 23 de setembro às 3h50, mas o chamado período da primavera meteorológica tem início em 1º de setembro porque compreende o trimestre que vai de setembro a novembro. Setembro é, assim, um mês que marca a transição para a primavera e traz junto um aumento da temperatura.

Secas, queimadas

Setembro, historicamente, é ainda um mês da estação seca no Centro do Brasil. Com isso, as médias de precipitação ainda são baixas na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país.

Há muitos dias de calor intenso e alguns até extremo, particularmente no Centro-Oeste, com muitas máximas acima de 40ºC, sobretudo no Mato Grosso.

Com mais calor e o tempo ainda muito seco, o número de queimadas costuma ser muito alto no Brasil Central. O mês de maior incidência de fogo no Cerrado é justamente setembro com uma média histórica de 22.735 focos de calor, superior a de agosto de 14.037 no bioma e inferior a de outubro de 12.330.

No Centro do Brasil, setembro costuma marcar, especialmente durante a segunda metade do mês, o retorno gradual da chuva, mas que se antecipou neste ano e já veio em agosto.

Previsão de chuva

Será um mês de setembro diferente do que costuma ser no Centro do Brasil com mais chuva do que costuma cair nesta época do ano. As precipitações retornaram mais cedo que o habitual, em agosto, atingindo grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país.

Neste mês, de acordo com as projeções dos modelos, o padrão de chuva acima da média mensal persistiria em vários pontos do Centro do país.

Há previsão de setembro terminar com chuva acima da média em muitos locais de estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Temperatura

De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, setembro em 2023 deve ser marcado por temperatura acima da média histórica em grande parte do Centro-Sul do Brasil. Os maiores desvios de precipitação devem se dar no Centro-Oeste e em parte do Sudeste.