HomeEconomia

Abril marcou crescimento expressivo da agroindústria no Brasil

Abril marcou crescimento expressivo da agroindústria no BrasilA produção de etanol foi UM dos destaques. Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

População empregada no agro somou 19,09 milhões no 2º trimestre
Alta dos custos de produção faz PIB do agronegócio encolher
Agroindústria de castanha traz avanços a extrativistas em Cotriguaçu

De acordo com o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), elaborado pelo Centro de Estudos do Agronegócio FGV Agro, a produção agroindustrial brasileira obteve em abril o maior crescimento para o mês da última década. Foi um aumento de 12,1% na comparação anual. O bom desempenho do setor foi especialmente graças às indústrias de alimentação de origem animal, biocombustíveis e fumo. As informações são do Globo Rural. 

No primeiro quadrimestre de 2024 houve um crescimento acumulado de 4,1%, marcando o melhor resultado para o período desde 2018. No segmento de produtos alimentícios e bebidas, a produção teve no mês o maior crescimento da série histórica, iniciada em 2003, de 13,2%. A indústria de alimentação de origem animal registrou avanço de 20,2%, segundo o PIMAgro.

Dentre os produtos não alimentícios, destaque para os biocombustíveis. A indústria registrou avanço de 27,4%, com ênfase para o aumento da produção de etanol de cana-de-açúcar. Em seguida, ficou a indústria de fumo, cujo crescimento foi de 18,9% no mês. A produção de segmento de produtos têxteis cresceu 14,5%.

Puxada por atrasos da safra de verão, a única queda foi a da indústria de insumos agropecuários, que registrou decréscimo de 0,9% na sua produção.