HomeEconomia

Acordo de desburocratização de exportação de frango sairá em breve

Acordo de desburocratização de exportação de frango sairá em breveAcordo com Reino Unido já facilitou rotina de exportadores. Foto: Comex do Brasil

Brigadistas de MS em alerta com incêndios no Pantanal
Seca pode gerar indenizações de R$ 5 bi no seguro rural e no Proagro
Temperatura global de janeiro foi a mais alta registrada, diz Copernicus

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse na quinta-feira, 11/5, que a pasta deverá anunciar um acordo de desburocratização de exportação com a União Europeia (UE). As informações são do Valor Econômico.

Ele citou o recente acordo firmado com o Reino Unido, em fevereiro, para desburocratizar procedimentos de comércio exterior. Nessa tratativa, exportadores de carne de frango têm custo zero para a emissão de Certificados de Origem para os mercados do Reino Unido (o valor antes era de R$ 166 por dia).

“Já tiramos (os custos) em relação ao Reino Unido. Agora é tudo digitalizado, não paga mais nada. Nos próximos dias será anunciado (Com a União Europeia). Estamos com um grande programa de desburocratização diminuindo custos e estimulando a atividade empresarial”, disse ao jornal.

Os Certificados de Origem são fundamentais para o ingresso de produtos nos mercados tanto do Reino Unido quanto da União Europeia, com descontos nas tarifas de importação cobradas por aqueles destinos. Com a nova medida, o MDIC informou que esses documentos serão emitidos digitalmente “e, portanto, com muito mais agilidade”.

Sebrae

Alckmin participou de uma reunião com o presidente do Sebrae, Décio Lima. Ele informou que o ministério vai atuar junto à entidade para fortalecer o empreendedorismo no país, assim como ações para micro e pequenas empresas, com foco no crédito.

“Discutimos também qualificação, treinamento e digitalização para pequenos negócios. A geração mais nova tem vontade de empreender e precisa ser apoiada”, afirmou o vice-presidente.