O Produto Interno Bruto de Mato Grosso deve ter o maior crescimento entre os Estados, com expansão de 5,6% neste ano, bem acima dos 3,1% de 2021. De acordo com projeções da Tendências Consultoria, divulgadas pelo Valor, Estados da região Centro-Oeste devem crescer mais neste ano, puxados pela agropecuária.
“Em Mato Grosso, a projeção é explicada por recordes das safras de soja e milho e melhor desempenho para abates de carnes, decorrente da demanda externa por proteína animal. Além disso, a indústria mato-grossense vem mostrando desempenhos expressivos por causa dos setores de alimentos e biodiesel”, afirma ao Valor Camila Saito, economista do setor de análise setorial da Tendências e uma das autoras do levantamento.
Ela acrescenta que a indústria mato-grossense deve se beneficiar do cenário favorável para a produção de alimentos, celulose e biodiesel. O mesmo ocorre com o vizinho Mato Grosso do Sul, que vem em segundo lugar no ranking dos Estados que mais crescem.
“O peso do agrobusiness nas cadeias industriais e de logística desses Estados ultrapassa os 50%”, afirma Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados.
De acordo com Vale, o crescimento do agro acaba, portanto, ajudando a economia como um todo.