HomeEconomia

Alta dos custos de produção faz PIB do agronegócio encolher

Alta dos custos de produção faz PIB do agronegócio encolherQueda foi 1,7% no segundo trimestre de 2022. Foto: CNA

Agroindústria de castanha traz avanços a extrativistas em Cotriguaçu
Saber tradicional e geração de renda: indígenas criam agroindústria de babaçu
População empregada no agro somou 19,09 milhões no 2º trimestre

A forte alta dos custos de produção agropecuária fez o PIB do agronegócio brasileiro recuar. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, que faz o cálculo em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a queda foi de 1,7% no segundo trimestre de 2022, acumulando baixa de 2,48% no primeiro semestre deste ano.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse resultado negativo está atrelado em grande medida ao alto preços dos insumos no setor, tanto na agropecuária quanto nas agroindústrias. Além disso, é importante ressaltar que essa queda se verifica frente ao patamar recorde de PIB alcançado em 2021.

Considerando-se os desempenhos parciais da economia brasileira e do agronegócio, estima-se que a participação do setor no total fique em por volta de 25,5% em 2022, pouco abaixo dos 27,5% registrados em 2021. No segundo trimestre, cálculos do Cepea mostram retração de 2,01% no PIB do ramo agrícola e de 0,82% no pecuário. Assim, no semestre, o ramo agrícola acumula baixa de 2,71% e o pecuário, de 1,82%.

Fonte: Cepea